Foram mais de duas décadas de espera até que finalmente a tão sonhada reforma da Avenida Sargento Hermínio foi concluída. A intervenção na via era uma promessa que se arrastava há décadas, começou ainda na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães, e que por muitos anos causou transtornos aos moradores e condutores que precisavam trafegar por aquela importante avenida da Capital. Nesta segunda-feira, o prefeito José Sarto entregou à população uma nova Sargento Hermínio, totalmente urbanizada e alargada. A via, que antes contava apenas com duas faixas, passou a ser pista dupla em uma extensão de 1,5 quilômetro, canteiro central, ciclofaixa e nova pavimentação em piso intertravado.
Segundo Sarto, a reforma a Sargento Hermínio facilita uma integração maior com o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, atualmente um local muito frequentado por moradores do bairro e regiões próximas. O Parque tem sido um local importante para garantir renda aos pequenos empreendedores. “Aqui se torna uma conexão com o Parque Rachel de Queiroz, o que, certamente, vai ter um impacto muito grande, exponencial. É multiplicar na economia e na qualidade de vida de quem mora aqui, trabalha aqui ou passa por esta via”, celebrou Sarto.
Conforme o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, os serviços executados na via também vão ajudar a desafogar o tráfego por onde passam, diariamente, cerca de 29.700 veículos, além de oferecer mais uma alternativa de rota às avenidas Bezerra de Menezes, Francisco Sá e José Jatahy, beneficiando os moradores dos bairros Álvaro Weyne, Monte Castelo e Presidente Kennedy. As obras também foram responsáveis pela construção de novas calçadas e pelo plantio de 125 árvores. A via também recebeu sinalização horizontal e vertical com readequação da velocidade para 50 km/h, além de quatro novos semáforos, todos com estágio para pedestres.
As intervenções fazem parte da segunda etapa da obra de alargamento da Av. Sargento Hermínio, que corresponde ao trecho entre a Av. Padre Anchieta e a Rua Olavo Bilac. A nova via será integrada à primeira etapa já duplicada, que tem início na Av. José Jatahy, totalizando 2,5 km de pista dupla.
A duplicação da Av. Sargento Hermínio contou com investimento de R$ 30 milhões, entre obras e desapropriações e indenizações de cerca de 77 imóveis que havia no local. “Para isso acontecer, foi necessário uma série de desapropriações. Toda a rede de energia elétrica teve que ser realocada. Isso vai ajudar no desenvolvimento do entorno. A gente já vê clínicas médicas sendo reformadas, novos prédios sendo construídos e novos pontos comerciais”, completou Samuel Dias.