Protocolado pela deputada federal cearense Dayany Bittencourt, do União brasil, um projeto de resolução na Câmara dos Deputados quer conceder o título de cidadão brasileiro honorário a Elon Musk, bilionário famoso por ser dono da Tesla, Space X e X, antigo Twitter.
A parlamentar afirma que a iniciativa tem como objetivo reconhecer às ações benéficas de Elon Musk ao Brasil, como, segundo a mesma, “melhoria da democracia” e a “promoção da liberdade de expressão”, além de citar doações ao Rio Grande do Sul.
O texto da proposta diz: “A presente proposição visa conferir ao Sr. Elon Reeve Musk o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil em reconhecimento às suas recentes ações em benefício da população brasileira em diversas esferas, incluindo a melhoria da democracia, a promoção da liberdade de expressão, bem como suas contribuições sociais e humanitárias, exemplificado pelo envio de auxílio à população do Rio Grande do Sul após a histórica enchente”.
Nascido na África do Sul, Elon Musk, além de ser proprietário das empresas ditas anteriormente, também é vice-presidente da OpenAI, fundador e CEO da Neuralink, e cofundador e presidente da SolarCity, tendo uma fortuna avaliada em U$ 200 bilhões.
Vale lembrar que, recentemente, o empresário sul-africano discutiu com Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O mesmo incluiu Musk no no inquérito que investiga o uso de milícias digitais para disseminar notícias falsas no Brasil após o bilionário fazer ameaças em não seguir as determinações do Supremo para remover postagens consideradas ilegais no X.