A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foi palco de uma audiência pública nesta quinta-feira (28/09). A pedido da deputada Gabriella Aguiar (PSD), parlamentares e sociedade participaram do momento que discutiu sobre a instalação do Estatuto da Pessoa com Obesidade no Ceará.
Segundo a autora da iniciativa, o debate é inspirado na história de vida da deputada estadual Simone Pereira, do MDB do Piauí, autora de um projeto de lei que criou o Estatuto da Pessoa com Obesidade. “A nossa iniciativa foi inspirada na experiência de vida da parlamentar, cuja experiência de vida a instigou a lutar pelos direitos das pessoas com obesidade”, explicou.
Gabriella Aguiar ressaltou que a proposta da parlamentar do Estado vizinho, sancionada pelo governo local em junho deste ano, a inspirou a apresentar o projeto de lei nº 791/23, para proteger os direitos da pessoa com obesidade no Ceará.
Gabriella Aguiar disse que a obesidade não é uma escolha, mas uma questão de saúde pública que requer atenção e cuidado. “Segundo o IBGE 26,8% da população adulta no Brasil tem obesidade, por isso é necessário garantir o acesso aos serviços de saúde adequados e integrados, que ofereçam prevenção, diagnóstico, acompanhamento e intervenção multidisciplinar”, explicou.