O deputado estadual David Vasconcelos (PL) comentou, nesta quarta-feira (10), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o parlamentar, o processo em andamento é “imoral e ilegal” e estaria desrespeitando os princípios da Justiça.
“O cenário é simples de entender. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi condenado, passou pela primeira, segunda e terceira instância, com direito à defesa. No caso de Bolsonaro, vemos uma situação diferente: prenderam pessoas para pressionar delações, com base em provas que ainda não sabemos se são concretas ou não”, afirmou.
Segundo Vasconcelos, o julgamento conduzido pela Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros, não deveria ser o caminho. Ele destacou a posição do ministro Luiz Fux, que votou contra a condenação. “Fux corretamente avaliou que não há base jurídica para prender um presidente da forma que estão tentando fazer e sem provas. Tudo o que estão colocando é achismo”, disse.
O deputado também questionou a associação de Bolsonaro aos atos de 8 de janeiro. “Qual culpa ele tem? Ele não estava no Brasil naquele momento. Agora querem falar até de um suposto assassinato dos ‘kings pretos’. Quem são esses? Quem iria assassinar? Que minuta de golpe é essa? Isso é um ataque à liberdade do povo brasileiro”, criticou.
Vasconcelos classificou a condução do processo como uma perseguição pessoal. “Prender Jair Messias Bolsonaro parece que virou algo pessoal dentro da Suprema Corte, que deveria proteger a Constituição. Esse julgamento precisa ser impedido o mais rápido possível”, declarou.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.