Um Projeto de Lei, já aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), cria o “Dia Estadual do Professor e da Professora de Ensino Religioso”. De iniciativa do deputado Guilherme Sampaio (PT), a data será comemorada anualmente, no dia 22 de março.
De acordo com o parlamentar, é de extrema importância que a data seja incluída no Calendário Comemorativo do Estado. Além de prestar um reconhecimento aos educadores de ensino religioso, a ação homenageia o nascimento da professora Luiza de Teodoro Vieira, historiadora, educadora e influenciadora do ensino religioso no Ceará.
Professora Luiza deixou importante legado nesta área do conhecimento ao participar do Conselho de Orientação de Ensino Religioso do Estado do Ceará (Conoerce). Foi dela a articulação para implementar o ensino religioso na grade curricular do estado após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.
Ao lado do pastor Samuel Munguba Júnior e do padre Brendan Colleman McDonald, Luiza Vieira apresentou o programa “Falando Sério do Amor de Deus”, transmitido pela TVC, no período de 1998 a 2016.
“A proposta objetiva honrar os educadores que se dedicam ao ensino religioso no Estado, função esta exercida com comprometimento, zelo e integridade por tais profissionais”, definiu Guilherme Sampaio.