A deputado Guilherme Bismarck (PSB) destacou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), os impactos da erosão costeira no litoral cearense. O parlamentar reforçou a necessidade de políticas públicas e medidas urgentes diante do avanço do mar.

Segundo Bismarck, os efeitos do aquecimento global têm intensificado as marés, que já atingem áreas urbanizadas. “Diversos municípios com área costeira enfrentam problemas ligados ao avanço do mar. Das ações mais efetivas estão a construção de roncadores e obras de drenagem na água”, pontuou.
O deputado também criticou a urbanização desordenada em regiões costeiras, apontando a necessidade de obras estruturantes. “Espigões, barragens e o fortalecimento de medidas de preservação ambiental nos municípios, como Canoa Quebrada, são ações necessárias”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que, em 2025, o Governo do Estado implantou os Planos de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira (PCEC), iniciativa voltada ao enfrentamento do problema. “É essencial ampliar essa discussão e assegurar soluções duradouras”, concluiu.