
Em entrevista realizada na rádio Seara FM, emissora situada em Nova Russas, a 304km de Fortaleza, o deputado federal Júnior Mano (PL) teceu críticas ao ex-governador do Ceará, Camilo Santana. O parlamentar, inclusive, chamou Camilo de mentiroso, ao afirmar que o ex-chefe do Executivo “está jogando com a inverdade”.
A título de contextualização, o assunto foi introduzido na entrevista após a esposa do deputado e prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano, relatar que tem sofrido perseguições por não ter declarado o seu apoio a Elmano de Freitas, governador eleito pelo PT. Para a gestora, essas represálias ficaram ainda mais claras quando ela decidiu apoiar a reeleição de Bolsonaro para a presidência ao invés de Luís Inácio Lula da Silva.
“Quem tá jogando com a inverdade se Chama Camilo Santana”
No decorrer da entrevista, o deputado faz indagações que soam como críticas severas e que colocam em xeque a atuação do ex-governador do Ceará no município. Para o parlamentar, equipamentos que poderiam ter sido inaugurados em Nova Russas foram inaugurados e municípios vizinhos por “puro” oportunismo político. “ Em
Nova Russas temos homens e mulheres de bem e que não jogam com a inverdade […]. Qual foi a creche e a escola que ele [Camilo] colocou em Nova Russas? A escola do Mirante e outra, no Pantanal, fui eu. Em Tamboril teve inauguração em cima da hora e em época de eleição”.
Segundo Júnior Mano, até mesmo alguns projetos que chegaram à Nova Russas, em parceria com o Governo do Estado, não dependeram da articulação do governador da época. “Outra ação que teve aqui, que Nova Russas é grata, foi o programa ‘Sinalize’. Eu estive na época com o governador em exercício, meu amigo Evandro Leitão.
Nós demos a ordem de serviço e veio 20 mil metros de asfalto. Mas se você comparar 20 mil metros de asfalto com a proporção que eu coloquei no município, dá cem vezes mais”.
Contexto
Após a finalização do 1º turno das eleições, Júnior Mano declarou seu apoio à reeleição de Bolsonaro para presidente com um envolvimento mais incisivo na campanha do candidato no Ceará. O ato ficou mais explícito quando o deputado federal participou da Caravana pelo Nordeste, movimento que tem o objetivo de fortalecer a imagem de Bolsonaro na região. No dia 18 de outubro, Nova Russas, terra de Júnior Mano, foi palco da passagem da caravana que contou com a presença de lideranças como Marcos Pontes e Rogério Marinho, ex-ministros e, agora, senadores eleitos.
Com este posicionamento, naturalmente Júnior Mano se tornou um opositor de Camilo, fato que acirrou ainda mais a intriga política entre o ex-governador e o deputado. Diante do cenário, o futuro senador da República articulou uma resposta em proporções semelhantes: Camilo Santana esteve em Nova Russas na última quarta-feira (27/10), reunindo lideranças para “fazer frente” a Júnior Mano e “marcar território” para Lula na região.