O deputado Marcos Pollon (PL – MS) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o objetivo de alterar a legislação sobre os feriados nacionais no Brasil. A proposta sugere que todas as datas comemorativas que garantem descanso aos trabalhadores sejam transferidas para os domingos, argumentando que os feriados “interrompem a escala produtiva”.
O parlamentar acredita que essa medida contribuiria para aumentar a competitividade do país, promovendo um maior dinamismo na economia, sem as interrupções que os feriados durante a semana causam nas atividades produtivas. De acordo com o deputado, a mudança traria benefícios, especialmente para as empresas, ao eliminar o impacto dos dias de folga durante a semana.
Além de defender a sua própria proposta, Marcos também se manifestou contra a PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol – SP), que propõe o fim da jornada de trabalho 6×1. A reforma defendida pela parlamentar gerou debate nas redes sociais e nas esferas políticas, ao sugerir que a atual configuração de trabalho, com um dia de folga a cada seis de trabalho, seja alterada.
Em defesa da proposta de mudança nos feriados, o deputado destacou o impacto econômico das folgas durante a semana, citando como um dos principais pontos a pressão sobre os custos operacionais de empresas e serviços. Ele ressaltou que “um feriado ou um descanso remunerado gera um peso para o caixa, e quem paga por isso é você [consumidor]”, justificando que, para muitos negócios, essa pressão acaba sendo repassada para o preço final dos produtos e serviços.
O deputado também sugeriu uma redução da carga tributária sobre o emprego e defendeu mais liberdade para negociações entre patrões e empregados. O objetivo é tornar o mercado de trabalho mais flexível e competitivo.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.