Uma audiência pública que atendeu a um requerimento do deputado estadual Simão Pedro (PSD) debateu sobre o refinanciamento ou perdão das dívidas de pescadores e aquicultores que perderam suas produções. O evento também discutiu a abertura de linha de crédito, investimento e garantia de políticas públicas para os pequenos produtores das duas categorias.
Durante a audiência, diversos participantes compartilharam as dificuldades referentes à perda da produção, situação que foi agravada pelas dívidas adquiridas e a impossibilidade de pagamento decorrente da diminuição das atividades.
Para o deputado Simão Pedro, que levantou a bandeira da causa, a audiência foi um primeiro passo para contribuir com a situação financeira dos pescadores e aquicultores, buscando reunir as diversas frentes e poderes. De acordo com o parlamentar, somente no Ceará, as dívidas do segmento chegam a R$ 4 milhões com o Banco do Nordeste e R$ 24 milhões com o Banco do Brasil, situação que reflete a necessidade de apoio para os pequenos produtores.
Apoio
Estiveram reunidas diversas representações do setor no auditório Murilo Aguiar, especialmente lideranças de Orós e Jaguaribara. Outra parlamentar a apoiar a causa foi Gabriella Aguiar. Para a deputada, refinanciar tais dívidas é investir no desenvolvimento social na região e no Estado.
Já o deputado Stuart Castro (Avante), presidente da Comissão, reiterou a relevância do assunto, ressaltando que é preciso debater o prazo de carência para que os produtores possam começar a desenvolver economicamente suas atividades e tenham seus nomes retirados dos órgãos de proteção ao consumidor.
Segundo o deputado federal Domingos Neto, também presente na audiência, foi realizado encontro recente com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para apresentar as demandas dos pescadores e aquicultores. Domingos garantiu que o assunto foi levado para o presidente Lula e está sendo dialogada a edição de uma Medida Provisória sobre a pauta destes profissionais.
Além dos deputados e representantes do setor, outras personalidades ligadas à área participaram da audiência:
Keivia Dias, superintendente de Pesca e Aquicultura do Ceará;
Evaldo Bringel, da Secretaria da Pesca e da Aquicultura;
Pedro Oliveira dos Santos, presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Ceará;
Roberto de Matos Brito Gradvohl, do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará, representando a FIEC.