Nesta terça-feira (17/12), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou um aumento no percentual de comprometimento salarial permitido para operações de crédito consignado dos servidores públicos estaduais. Com a medida, será possível utilizar até 45% do salário líquido para empréstimos descontados diretamente da folha de pagamento, 5% a mais do que o permitido anteriormente.
O projeto também traz a possibilidade de antecipação de parte do salário, sem incidência de juros, desde que o valor seja quitado em até 30 dias após a contratação. A mudança abrange servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado.
Para evitar que o aumento no limite de crédito contribua para o superendividamento, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) vai lançar um portal de educação financeira. De acordo com Garrido Neto, secretário executivo de Gestão e Governo Digital, a plataforma será uma ferramenta importante para orientar as escolhas financeiras dos servidores.
“Esse novo portal vai mostrar todas as taxas de juros dos bancos credenciados, e o servidor vai poder escolher a melhor taxa de juros que está sendo aplicada e, de forma muito transparente, poderá até renegociar essas dívidas”, ressaltou.
Outra novidade é a criação do “cartão benefício”, que permitirá a destinação de até 5% do novo limite de crédito consignado para compras mensais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.