Através do programa VaiVem Livre, do Governo do Ceará, quem está fora do mercado de trabalho pode se locomover de graça pelo metrô e VLT. A iniciativa garante até 40 passagens mensais para pessoas desempregadas que tenham mais de 18 anos, morem em alguma cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e que estejam buscando emprego em outro município da mesma região.
Para garantir o benefício, é necessário se cadastrar em uma unidade do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), levando RG, CPF e Carteira de Trabalho. Vale destacar que documentos físicos ou digitais são aceitos. O uso das passagens é válido nas linhas Sul (metrô) e Oeste (VLT), que circulam entre Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Caucaia.

Na Linha Nordeste, que liga Parangaba ao Mucuripe, o embarque é sempre gratuito para qualquer passageiro. Ou seja, não é necessário cadastro ou cartão.
Cartão VaiVem
O acesso às catracas é feito por meio do Cartão VaiVem, entregue no momento do cadastro para quem for atendido nas unidades do IDT no Centro de Fortaleza, Antônio Bezerra, Messejana ou Maracanaú. Quem se cadastra em outros locais recebe o cartão em casa, via Correios, em alguns dias.
Estudantes que moram em uma cidade da RMF e estudam em outra também podem aproveitar o benefício. Mais detalhes e orientações estão disponíveis no site oficial.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.