PUBLICIDADE

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor nível desde 2012, diz IBGE

O mercado de trabalho brasileiro registrou resultados históricos no trimestre encerrado em julho, com a taxa de desemprego atingindo 5,6%. O percentual é o menor desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012. No período anterior, esse índice havia sido de 5,8%.

Ao todo, o país contava, ao fim de julho, com 6,118 milhões de pessoas sem emprego, o menor número registrado desde o último trimestre de 2013. Na época, o total de desocupados era de 6,1 milhões. No mesmo período, o número de trabalhadores ocupados alcançou 102,4 milhões, outro recorde histórico.

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor nível desde 2012, diz IBGE
Foto: Divulgação/Seteq

O trimestre também foi marcado pelo crescimento no emprego formal, com 39,1 milhões de trabalhadores registrados com carteira assinada. Este é o maior patamar da série histórica.

A pesquisa do IBGE abrange pessoas com 14 anos ou mais e considera todas as modalidades de trabalho, incluindo empregos formais, temporários e atividades por conta própria. Somente são classificadas como desocupadas as pessoas que estão efetivamente à procura de emprego. O levantamento é realizado em 211 mil domicílios espalhados por todos os estados e pelo Distrito Federal.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir