O desemprego entre jovens de 14 a 24 anos no Brasil caiu de 25,2% para 14,3% entre o quarto trimestre de 2019 e o mesmo período de 2024, segundo levantamento inédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentado nesta terça-feira (29), durante a primeira edição ESG do evento “Empregabilidade Jovem Brasil”, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em São Paulo.
Os dados mostram que o número de jovens desempregados caiu de 4,8 milhões para 2,4 milhões em cinco anos. O estudo também revelou que o contingente de jovens entre 18 e 24 anos que não estudavam nem trabalhavam atingiu o menor nível da série histórica: 5,3 milhões de brasileiros.
Outro destaque do levantamento é o aumento expressivo no número de estagiários, que passou de 642 mil em 2023 para 877 mil em 2024, chegando a 990 mil no primeiro bimestre de 2025. A maioria desse grupo é composta por mulheres (64%) e 75% cursavam ou haviam concluído o ensino superior.
Além da apresentação dos dados, o encontro incluiu uma palestra do BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) sobre o impacto do investimento social nas empresas, e uma roda de conversa com representantes da Ambev, Fundação ArcelorMittal e Fundação Sicredi, que discutiram estratégias de investimento com foco em impacto social e práticas ESG.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC