A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Despesas com saúde mental pesam no orçamento das famílias nordestinas

Um estudo desenvolvido pela Serasa em conjunto com o Instituto Opinion Box trouxe à tona um desafio enfrentado pelas famílias nordestinas: os custos relacionados à saúde mental. A pesquisa revelou que 34% das famílias da região estão com dificuldades financeiras devido a essas despesas, que se tornaram a sexta maior prioridade em seus orçamentos, ficando à frente de gastos com educação e veículos.

A pesquisa entrevistou 1.766 pessoas em todo o Brasil e revelou que as despesas com saúde mental são um peso financeiro importante. Na região Nordeste, onde mais de 18 milhões de pessoas estão inadimplentes, o estudo identificou que metade dos entrevistados lida ao mesmo tempo com problemas de saúde mental e dificuldades financeiras.

Despesas com saúde mental pesam no orçamento das famílias nordestinas
Foto: Reprodução

Além disso, os desafios financeiros acabam impactando as relações sociais e o ambiente de trabalho. O levantamento apontou que 73% dos participantes sentem desconforto em pedir ajuda financeira a amigos e familiares e 68% preferem lidar com esses problemas de forma solitária.

No local de trabalho, as dívidas também deixam marcas. De acordo com o estudo, 73% dos trabalhadores nordestinos admitem que passam boa parte do tempo pensando nas contas, o que afeta diretamente seu desempenho. Outro dado relevante é que 93% dos nordestinos acreditam que investir em saúde mental traz benefícios para as finanças a longo prazo. Além disso, 70% dos entrevistados expressaram a intenção de aumentar o investimento nessa área.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir