O Departamento Nacional de Trânsito do Ceará (Detran/CE) alertou sobre uma tentativa de golpe, envolvendo o envio de mensagens SMS fraudulentas a motoristas. As mensagens informam, de forma falsa, que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor foi suspensa e enviam um link para a regularização do documento.
Ao clicar no link enviado, o motorista é redirecionado a um site que imita o portal oficial do Governo Federal, o GOV.BR. O site fraudulento solicita dados pessoais e exibe informações como detalhes de infrações e valores fictícios a serem pagos, além de apresentar um campo para que o usuário regularize sua CNH.
Segundo Marcos Macedo, diretor jurídico do Detran – CE, as primeiras denúncias do golpe chegaram à Ouvidoria do órgão, sendo que alguns servidores também relataram o recebimento da notificação fraudulenta, assim como conhecidos de profissionais da área. O Detran reafirma que nunca faz esse tipo de comunicação via SMS, e-mail ou aplicativos. A única forma de notificação oficial do órgão é por meio de correspondência via Correios.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) confirmou que recebeu a notícia-crime enviada pelo Detran – CE. A Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, está investigando o caso e já orientou as possíveis vítimas a registrarem Boletins de Ocorrência (BO) através da Delegacia Eletrônica (Deletron), disponível 24 horas por dia no site oficial da SSPDS.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.