Projetos e nomes da moda autoral locais e nacionais se apresentaram na primeira noite do DFB a exemplo de Sanderson Amaral + Jonhson Alves, Projeto 100%CE, Airplane Brasil, Liana D’Áfrika, Melk Zda e Almerinda Maria. A abertura aconteceu nesta quarta-feira (31.05), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).
A estilista Mariana Novais falou para o Portal ANC sobre a sensação de colocar na passarela o desfile da Airplane Brasil: “Eu tô me sentido assim leve, parece que eu tô flutuando, eu tô muito feliz, eu tô muito feliz da coleção, das modelos terem brilhado, eu dei muita liberdade pra elas, então elas foram mais lindas ainda, elas tavam super confiantes, achei que as peças combinaram muito com as modelos e a trilha sonora, isso me fez muito feliz”.
Já Almerinda Maria deixou a sua mensagem impressa em material divulgado no decorrer do seu desfile que fechou a programação do dia: “A cada estação, vivemos uma nova versão e um novo olhar de nossa essência mais evoluída, mais forte e mais sofisticada. Com isso, trazemos para a passarela do DFB 24, a arte do feito à mão, além da alta costura, atravessando a moda com todos os estilos, conceitos e tendências para te mostrar que tudo isso é Almerinda Maria”, pontuou.
A Coletiva Inaugural
A mente criativa do DFB, Cláudio Silveira, deu start ao evento, na companhia de parceiros e apoiadores, destacando o potencial de reinvenção, evolução e impacto social do festival que traz “Em Movimento” como o tema de 2023. Ele protagonizou um discurso de fortalecimento da indústria e da cultura nordestina.
“O DFB Festival é a soma de todos nós. Mais que isso: é a multiplicação de todos nós. Por isso, somos mais que moda. Somos mais que música. Somos mais que empreendedorismo. Juntos, somos mais e somos maiores”, avaliou o idealizador e organizador Cláudio Silveira ao fazer o seu discurso na solenidade que marcou o início da 24ª edição do evento que dialoga com moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina.
Participaram da coletiva inaugural, a vice-governadora, Jade Romero; primeira-dama do estado, Lia Freitas; a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque Guerra; secretária da Cultura, Luisa Cela; secretária executiva de acompanhamento de projetos especiais da Casa Civil, Joelise Collyer Teixeira de Paula; e Patrícia Varela, coordenadora de comunicação da Enel Brasil.