PUBLICIDADE

DHPP da Região Metropolitana é inaugurada em Caucaia

O Governo do Ceará inaugurou, nesta sexta-feira (19), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com o objetivo de ampliar a presença da Polícia Civil e fortalecer as ações de investigação nos municípios da região. A nova unidade está sediada em Caucaia e contará com quatro delegacias, sendo duas no próprio município, uma em Maranguape e outra que atenderá conjuntamente Maracanaú e Pacatuba.

Foto: Reprodução

Durante a inauguração, o governador Elmano de Freitas destacou que o novo equipamento vai ampliar a capacidade de investigação e repressão aos homicídios na Região Metropolitana. “Todos os homicídios ocorridos nesses municípios terão o DHPP como responsável por investigar, apurar e prender os autores do crime. Com isso, as delegacias locais passarão a se dedicar aos demais delitos, enquanto os homicídios ficarão sob a responsabilidade desse departamento especializado, o que nos permite vislumbrar maior taxa de elucidação, além de maior capacidade de localizar e prender os envolvidos”, afirmou.

A unidade será responsável pela apuração dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos municípios atendidos e contará com uma equipe formada por quatro delegados, 31 oficiais investigadores de polícia e 15 viaturas destinadas ao apoio operacional.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, a implantação do DHPP na RMF reforça o enfrentamento ao crime organizado. “É um equipamento que vai nos dar mais capacidade para investigar crimes graves, como os homicídios, além de proporcionar uma estrutura de enfrentamento ao crime organizado mais qualificada e eficiente, reforçando as nossas ações na Região Metropolitana”, disse.

Ceará Contra o Crime

A inauguração integra o programa Ceará Contra o Crime. Desde 2023, o Governo do Estado já entregou 10 delegacias e a previsão é de que outros três equipamentos sejam inaugurados até o fim do próximo ano.

De acordo com o governo, os investimentos na segurança pública têm refletido na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais, que apresentaram queda de 6,6% entre janeiro e novembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. No mesmo intervalo, as apreensões de armas de fogo aumentaram 11,9% e as prisões de integrantes de organizações criminosas cresceram 96,4% em todo o Ceará.

Para o reforço do efetivo, o Estado conta atualmente com mais de duas mil vagas distribuídas em seis concursos públicos em andamento para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e para as polícias Civil e Militar. Desde o início da gestão, mais de 3,1 mil profissionais já foram nomeados ou estão em formação.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir