As celebrações do Dia de Reis movimentam cidades cearenses nesta terça-feira (06/01) e marcam o encerramento do ciclo natalino na tradição cristã. A data reúne manifestações religiosas e culturais que remetem à visita dos três reis magos ao menino Jesus. Conhecida também como Epifania, a celebração simboliza a revelação de Cristo ao mundo.
Ao longo dos anos, o Dia de Reis se consolidou no Brasil como um período de forte expressão da cultura popular. Entre as principais manifestações está o reisado, tradição marcada por cortejos, músicas, danças e encenações que recriam simbolicamente a jornada dos reis magos. Práticas domésticas também fazem parte do simbolismo da data, como a retirada de enfeites natalinos.
Juazeiro do Norte
No interior do Ceará, em Juazeiro do Norte, grupos de reisado ocupam ruas e espaços comunitários com apresentações que combinam fé, música e tradição popular. As performances chamam atenção pelos figurinos coloridos, compostos por saias rodadas, mantos, chapéus ornamentados, fitas e espelhos. As danças incluem também um jogo de espadas, encenação simbólica da luta entre o bem e o mal, ao som da zabumba e do pífano.

Neste ano, cerca de 40 grupos participam das atividades no município. Entre os destaques da programação está o Reisado Arcanjo São Gabriel, que completa 15 anos de atuação. O grupo reúne crianças, jovens e adultos.
A programação local é gratuita e inclui abertura de tronos, encontro de reis, peças do Divino, tomada de rainha e a tradicional queima das palhinhas. O Ciclo de Reis de Juazeiro do Norte é encerrado nesta terça-feira (06/01), com apresentações de lapinhas a partir das 16h, na Residência da Mestra Vanda, seguidas pela tradicional queima de palhas.
Celebrações pelo Ceará
Além de Juazeiro do Norte, outros municípios cearenses realizam eventos gratuitos em celebração ao Dia de Reis. Em Fortaleza, os Jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebem, às 19h, apresentação do grupo Brincantes do Cordão do Caroá. Na Capital, o Ciclo Natalino promovido pela Prefeitura também conta com apresentação do Maracatu Reisado Estrela do Congo, às 20h, na sede do Maracatu Corte Imperial, no Centro.

Em Horizonte, as apresentações ocorrem a partir das 18h, em frente à sede da Prefeitura, com grupos locais de reisado. No Crato, o Dia de Reis é celebrado no Museu Orgânico Casa da Mestra Zulene Galdino, com apresentação da Lapinha “Nascimento do Menino Jesus”, às 18h, seguida pelo Reisado Decolores, de Dedé de Luna, às 19h.
Em Potengi, o Dia de Reis é celebrado no Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, com apresentação do Reisado São Francisco, às 17h, e do Reisado de Caretas, às 18h, com entrada gratuita. Já em Quixadá, a programação ocorre no distrito de Boa Água/Cipó dos Anjos, às 18h, com apresentação do Reisado Boi Coração.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


