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Dia dos Pais deve movimentar R$ 273 mi em Fortaleza

A capital cearense projeta um faturamento de R$ 273 milhões no comércio varejista com as compras relacionadas ao Dia dos Pais em 2025. Os dados são de um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), ligado à Fecomércio Ceará. O valor indica um avanço nominal de 11,4% em comparação com 2023 — última edição da pesquisa sobre a data. De acordo com o estudo, 39,4% dos consumidores pretendem presentear na ocasião.

Com esse desempenho, o Dia dos Pais se firma como uma das principais datas do calendário comercial de Fortaleza, ultrapassando o Dia dos Namorados e se aproximando do Dia das Crianças. Entre os eventos com maior apelo de consumo na cidade, a data aparece atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Black Friday e do próprio Dia das Crianças.

A diretora institucional da Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante, ressalta que, além do reflexo direto nas vendas do varejo, o Dia dos Pais também impulsionará o setor de serviços, considerando que 38% dos consumidores planejam celebrar a data. Segundo o levantamento, os locais mais escolhidos para comemorações incluem restaurantes (17,4%), barracas de praia e clubes (3,8%), igrejas (3,3%) e viagens (3,3%).

Foto: Reprodução

“O Dia dos Pais, além de movimentar fortemente o comércio varejista, também impulsiona o setor de serviços, especialmente restaurantes e espaços de lazer. É uma data que fortalece o consumo afetivo, estimulando as compras de presentes e as comemorações em família. Esse comportamento gera uma cadeia positiva na economia local, beneficiando pequenos e grandes negócios e contribuindo para a geração de emprego e renda em Fortaleza”, afirma Cláudia Brilhante.

A intenção de compra é mais significativa entre jovens de 18 a 24 anos (50,7%), mulheres (42,7%) e pessoas com renda familiar de até R$ 2.000 (48,1%). Em média, os consumidores estimam gastar R$ 308 em presentes, sendo que metade pretende pagar à vista, via PIX, débito ou dinheiro. Já o cartão de crédito será a forma de pagamento escolhida por 45,7% dos compradores.

As preferências de consumo estão direcionadas a itens semiduráveis e de uso pessoal. Os produtos mais mencionados são: roupas e acessórios (35,6%), perfumes e cosméticos (16,5%), calçados, cintos e bolsas (13,6%), relógios (5%) e artigos esportivos (4,4%).

Foto: Reprodução

Os shoppings se destacam como os locais mais procurados para as compras (44,7%), seguidos por centros comerciais (25,9%) e lojas de rua (23%). Apesar de 47,5% dos consumidores ainda não terem uma data definida para as compras, os dias com maior intenção de consumo são sábado (30,1%), domingo (11,6%) e sexta-feira (9,5%).

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