A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Dia histórico para o Futebol Cearense: glória para ser comemorada

Por Lúcio Filho

Um dia histórico exige uma coluna extra e sem delongas. O motivo de comemoração é sim a classificação histórica de Fortaleza e Ceará nas competições que estão disputando. O Fortaleza deu a volta por cima na Libertadores e conquistou um brilhante segundo lugar no grupo F bem ao estilo Juan Pablo Vojvoda.

Chegou à última rodada precisando apenas de um empate e ainda teve a vantagem de jogar sem a pressão da torcida adversária. Venceu um campeão de Libertadores fora de casa. O Leão volta a jogar na competição diante de sua torcida e agora aguarda o adversário que vai ser definido por sorteio.

Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

Depois da estreia com derrota em casa e de perder para o River Plate na Argentina, o Fortaleza jogou a sua permanência contra o Alianza Lima e fez valer a sua força como mandante. Contra o River no Castelão arrancou um empate que foi fundamental para levá-lo à classificação e na sequência duas vitórias fora de casa.

A reta final do Fortaleza na Libertadores mostrou ainda um pouco da garra do Tricolor de Aço, fazendo jus à letra do hino “Combativo, aguerrido, vibrante, forte, sem demonstrar cansaço”. A torcida tricolor tem mais é que abraçar o time neste momento, que, antes das oitavas de final da Libertadores, ainda vai jogar a Copa do Brasil e terá um Clássico-Rei no meio do caminho.

 

Ceará com a melhor campanha da Sula

A campanha do Ceará na fase de grupos lhe dá a vantagem de decidir em casa todos os confrontos de mata-mata na Copa Sul-Americana quanto mais longe ele for. A final da Sula é jogo único e acontece em novembro, em Brasília, mas o Ceará precisa dar um passo de cada vez.

O adversário ainda é desconhecido. Será um dos remanescentes da Libertadores e nem todos os classificados estão definidos até o fechamento desta coluna, mas o Ceará chega impondo respeito.

O Alvinegro começou a definir sua classificação na primeira rodada, quando virou para cima do Independiente no Castelão. Venceu sem muitas dificuldades os outros adversários, Deportivo La Guaíra, da Venezuela, e General Caballero, do Paraguai.

Chegou com a vantagem de poder perder por um a zero o último jogo contra o Independiente que ainda assim estaria classificado. Porém, fez mais. Uma vitória por 2 a 0 jogando contra um adversário grande, como a torcida quer ver sempre o Ceará jogando: com inteligência e efetividade.

Foto: Reprodução/Twitter

O Ceará vai carregar o peso de ser o time brasileiro com melhor campanha na fase de grupos. A façanha pertencia ao Grêmio que fez 16 pontos no ano passado.

Assim como o Fortaleza, o Ceará vai precisar virar a chave e agora vão dividir as atenções entre a Série A e a Copa do Brasil. Porém, chegar com 100% de aproveitamento em uma competição como a Sul-Americana impõe respeito a qualquer adversário.

 

Sorteio

Na sexta-feira (27/05), os cearenses vão conhecer seus adversários. O sorteio vai ser realizado pela Conmebol. A partir das oitavas de final, tanto na Libertadores como na Sul-Americana, os jogos são de 180 minutos com disputa de prorrogação e pênaltis.

Na Libertadores, os primeiros colocados de cada grupo ficam em um pote e os segundos em outro. Equipes do mesmo grupo não se enfrentam nesta fase. Na Sul-Americana, os classificados da fase de grupos ficam em um pote e no outro os remanescentes da Libertadores podendo haver confrontos, inclusive entre equipes do mesmo país. Os classificados da Sula jogam a segunda partida em casa.

 

Premiações

Fortaleza e Ceará já podem começar a se organizar para este ano com as premiações das competições que disputam. Na Libertadores, pela classificação para as oitavas de final o Leão vai embolsar US$ 1,05 milhão. Já o Ceará colocou no bolso a quantia de US$ 500 mil.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir