A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Dia Mundial do Autismo e Festa Anual das Árvores ganham programações especiais

 

O bairro Passaré e a Cidade da Criança foram contemplados com atividades lúdicas de conscientização ambiental voltadas para a população fortalezense. O público alvo era formado por crianças, mas pessoas de todas as idades puderam participar ativamente. Foi uma ação que a Prefeitura de Fortaleza realizou, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA).

No sábado (06.04) na Arena Goiás, do bairro Passaré, aconteceu a “Gincana Ambiental Educativa” que a SEUMA fez com o suporte dos educadores ambientais do PEAS. A intenção era conscientizar a comunidade sobre a importância do Parque Zoobotânico, que fica no entorno da localidade, destinado à preservação da flora e fauna brasileira. O evento é parte integrante da programação da Festa Anual das Árvores, que prossegue até o dia 16 deste mês.

Ja manhã do último domingo (07.04) ocorreram diversões que integravam o projeto Vem brincar, que aconteceu com o apoio dos agentes do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS), na Cidade da Criança, parque infantil instalado no Centro da capital cearense. Foram realizadas durante o evento, pintura ambiental, exposição de brinquedos de materiais recicláveis, contação de histórias e distribuição do Gibi #PartiuCuidar!, Campeonato e distribuição do jogo Super Árvores Fortaleza e Oficina do Boneco Cabeludo, na qual as crianças aprendem de forma descontraída sobre o desenvolvimento das plantas. As atividades foram desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A gerente da Célula de Educação Ambiental da Seuma, Maria Clara ressaltou: “Compreendendo que a educação ambiental inclusiva é fundamental para garantir a interação e a participação de crianças neurodiversas, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível, o Peas combina a temática ambiental “Biodiversidade” para a Diversidade. Nesse sentido, a ludicidade se apresenta como uma ferramenta eficaz para proporcionar acesso a pessoas com deficiência. Ao utilizar jogos, brincadeiras e experiências sensoriais, a equipe possibilita educação ambiental para um público mais diversificado, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender e se engajar na proteção do meio ambiente”.

Um total de 133 participantes esteve presente nas atividades realizadas a exemplo da Corrida do Lixo, Caça ao Tesouro e Sim ou não. Também foram doadas no local, 80 mudas.

> Obs: As IMAGENS inseridas na MATÉRIA foram fornecidas pela ASSESSORIA DE IMPRENSA da SEUMA.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir