PUBLICIDADE

Dia Mundial sem Tabaco: fumantes vivem 10 anos a menos do que não fumantes

O dia 31 de maio é a data destinada à conscientização sobre os riscos que o hábito de fumar traz à saúde. O Dia Mundial sem Tabaco combate o consumo de cigarros, tabaco e dispositivos eletrônicos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 1,3 bilhão de usuários de tabaco em todo o mundo. O uso do produto é responsável pela morte de cerca de 8 milhões de pessoas por ano (mais de 7 milhões de fumantes ativos e mais de 1 milhão de não fumantes expostos ao fumo passivo), incluindo 1 milhão nas Américas. Para os fumantes, a expectativa de vida, comparando a um não fumante, é de 10 anos a menos.

O tabaco é o único produto de consumo legal que mata até metade de seus usuários quando usado exatamente de acordo com as instruções do fabricante. As empresas de tabaco gastam mais de US$ 8 bilhões por ano em marketing e publicidade. Crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida.

Foto: Internet

Conforme a OMS, desde 2010 o consumo de tabaco tem diminuído no Brasil. No último ano a redução foi de 35%. Apesar disso,  o tabagismo ainda mata cerca de 443 pessoas no Brasil por dia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.

Apesar de ser proibido a comercialização desde 2009, a venda de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), como os cigarros eletrônicos, vapes e pods acontece em todo país. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, 2,3% da população brasileira faz uso dos cigarros eletrônicos. Dos alunos entre 13 a 17 anos, 6,8% já experimentaram o cigarro eletrônico e 80% dos jovens entre 18 e 34 anos já consumiram cigarros eletrônicos ao menos uma vez. Desde 2018 o consumo aumentou em quase 600%. Hoje são 3 milhões de consumidores no Brasil.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir