Esta quinta-feira (13/12) é uma data que representa comemoração dupla para os nordestinos. Além do reconhecimento do Dia Nacional do Forró, neste dia também é celebrado o nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
A data foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada em 2005. No último ano, o forró foi instituído como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).
O gênero musical representa a cultura nordestina em sua totalidade permeando todos os estados e os mais diversos gostos. Sua matriz tradicional é muito vasta e abrange várias vertentes como o baião, o xote, arrasta-pé, o famoso forró das antigas e o mais recente forró eletrônico, além do piseiro.
Com uma marcante melodia, harmonia, ritmo, coreografia e letras repletas de regionalidade, o forró marcou gerações e ainda conquista adeptos, como o cantor e compositor Edinho Vilas Boas. “Dia do Seu Luiz Gonzaga, que muito nos ensina, que é um patrimônio da música brasileira. Eu devo muito ao forró, às minhas raízes. Hoje é dia de homenagear esse ritmo tão nosso, tão querido”, declara.