O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) vai revitalizar a Barragem Quixabinha, em Mauriti. A ordem de serviço para o serviço de recuperação e modernização do equipamento foi oficializada no último dia 08/03, em cerimônia naquele município. O evento contou com a participação do diretor-geral da autarquia, Fernando Leão, do diretor de Infraestrutura Hídrica, Luiz Hernani Júnior e do Coordenador do DNOCS no Ceará (CEST/CE), Antônio José Porto Mota. A barragem compõe o sistema do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
O DNOCS deve investir R$ 7,6 milhões para revitalizar a barragem. A recuperação e manutenção do reservatório tem como objetivo garantir a integridade da estrutura da Barragem, proporcionando maior segurança, tanto para a infraestrutura instalada como para as populações no entorno do açude.
De acordo com o Diretor-Geral do DNOCS, Fernando Leão, a assinatura desta ordem de serviço demonstra o compromisso da Autarquia em fortalecer a segurança hídrica no semiárido, impulsionar a economia local, promover o desenvolvimento e a cidadania da população de toda a cidade de Mauriti.
Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, cerca de 45 mil pessoas vivem na cidade de Mauriti. Por isso, a recuperação da Barragem Quixabinha é de extrema importância para garantir a sustentabilidade ambiental, o fomento da piscicultura, que gera também segurança alimentar, e o fornecimento contínuo de água para as comunidades que vivem às margens do reservatório.
O Diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS, Luiz Hernani, explicou que todo o complexo que compõe a Barragem será recuperado, não só a estrutura do maciço, mas também de toda a tomada d´água que será recuperada e modernizada permitindo assim o controle das descargas que vão ser aduzidas, a partir da Barragem.
Vale ressaltar que a recuperação da Barragem Quixabinha faz parte de um trabalho que contempla a recuperação e modernização de diversos reservatórios distribuídos nos Estados, nos quais o DNOCS tem atuação. Isso significa compromisso do Governo Federal no desenvolvimento do semiárido brasileiro, promovendo qualidade de vida da população que sofre com os efeitos da estiagem.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.