O secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho (PSD), comentou sobre todo o cenário que teve como desfecho a vitória de Evandro Leitão na eleição municipal de Fortaleza em 2024. Na época, membros da oposição como lideranças do PDT e Capitão Wagner (União Brasil) uniram forças em torno da candidatura de André Fernandes (PL).
Na avaliação de Domingos Filho, a intenção era clara: causar danos à liderança de Camilo Santana, ministro da Educação, e Elmano de Freitas, governador do Ceará, com uma possível vitória de André Fernandes na capital. Questionado na época sobre se essa união dos adversários iria garantir uma vitória do PL em Fortaleza, Domingos Filho respondeu com outro ponto de vista: “E se todos se unirem e perderem?”
Em participação no quadro ‘Destaque ANC’, Domingos Filho afirmou que na política não existe a matemática exata. “Eu posso votar em você, mas posso escolher não votar em quem você indica”, disse o secretário fazendo referências a uma possível transferência de votos.
Confira a declaração de Domingos Filho:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
“Todos se uniram com o objetivo de derrotar Camilo Santana, Elmano de Freitas e todos nós juntos. Na época, fui questionado sobre a minha opinião. Eu disse o seguinte: ‘e se todos se unirem e perderem?’ Foi o que deu. Uma coisa é a liderança conduzir o voto para si. Outra coisa é conduzir o voto para o apoiado. Em tese, se juntasse os votos do Capitão Wagner e os do Sarto, era uma eleição absolutamente vencida”, afirmou.
Domingos Filho também opinou que a experiência política traz a visão de cenários diferentes daquilo que parece ser óbvio. “É preciso perceber que as eleições majoritárias são eleições em que as pessoas observam muito o seu voto. Não existe a matemática de ‘tirei 10 mil votos e vou transferir esses 10 mil votos para você’. Não é assim […] Tanto que o resultado foi o que todos viram”, destacou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC