Segundo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Acopiara, município da Região Centro Sul, e Milhã, município do Serão Central, estão entre as 20 cidades sobre alerta de seca e estiagem.
O restante das cidades em alerta estão localizadas em Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Francisco de Assis, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o conceito de seca está associado a um período de meses, ou até anos, em que a precipitação está abaixo da média esperada para aquele período.
Já estiagem, segundo Assis, que também é coordenador do Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (Cepas), é um termo utilizado para os períodos chuvosos que não acabam não tendo precipitações. “A seca é um comportamento médio, e a estiagem é uma ausência de chuvas por alguns dias ou meses”, adiciona.
Além disso, o professor explica que essas situações provocam vários problemas sociais. Os impactos, no caso aqui do Ceará, são historicamente sistêmicos. A gente teve impactos importantes no ciclo do gado e do algodão. Em 1887, a cada seis cabeças, cinco morreram, impactando a economia. Também tivemos secas muito severas que geraram processos de migração: 1915, 1932, 1958, 1970 etc.”
Assis ainda revela que ainda há impactos da seca dos últimos 20 anos, mas tiveram uma mudança de perfil. As situações não causam migrações como geravam no passado. O mesmo acredita que isso ocorre devido a criação do sistema de gerenciamento de recursos hídricos e das políticas públicas voltadas à segurança alimentar.
A coordenadoria da Defesa Civil de Milhã disse em nota oficial que a situação de seca e estiagem tem causado perda da produção agrícola e consequentemente da diminuição da produção pecuária, além da dificuldade hídrica, “tendo em vista a falta de água nas cisternas e nos reservatórios de pequeno e médio porte (açudes)”.
Até então, a Prefeitura de Acopiara ainda não se manifestou sobre o alerta de seca estiagem.
Veja a lista de cidades em alerta de seca e estiagem:
- Ouro Branco (AL) – Estiagem;
- Santana do Ipanema (AL) – Estigem;
- Ponto Novo (BA) – Estigem;
- Pedro Alexandre (BA) – Estigem;
- Paratinga (BA) – Estigem;
- Acopiara (CE) – Seca;
- Milhã (CE) – Estiagem;
- Solânea (PB) – Estiagem;
- São João do Cariri (PB) – Estiagem;
- Bernardinho Batista (PB) – Estiagem;
- Nazarezinho (PB) – Estiagem;
- Itaporanga (PB) – Estiagem;
- Caetés (PB) – Estiagem;
- Betânia (PE) – Estiagem;
- Pesqueira (PE) – Estiagem;
- Triunfo (PE) – Estiagem;
- Serra Talhada (PE) – Estiagem;
- Paranatama (PE) – Estiagem;
- Frei Miguelinho (PE) – Estiagem;
- Flores (PE) – Estiagem;
- Parnamirim (PE) – Estiagem;
- Carnaúba das Dantas (PE) – Estiagem.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.