Consagrados líderes educacionais, intelectuais renomados e inovadores do setor de educação, participaram do Edu Summit 2024, um dos congressos mais esperados do setor, que aconteceu nos últimos dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Um total de 4.400 pessoas participaram do evento realizado pela plataforma de crescimento escolar Kedu em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE).
“Novos Olhares para uma Escola Saudável” foi o tema do Congresso, que abordou ainda, assuntos cruciais como a integração da inteligência artificial nas salas de aula, estratégias para redução da evasão escolar, formação continuada de professores e o papel da educação na construção de uma sociedade mais equitativa.
A Programação
O Edu Summit 2024 contou entre os palestrantes de destaque, com a participação do filósofo Leandro Karnal, que ministrou a palestra “Mudança do mindset, equilíbrio emocional e pensamento estratégico para tempos de crise.” Já Rossandro Klinjey guiou a palestra “Do negócio familiar ao profissional: despertando o empreendedor que há em você.”. E Maria Inês Fini falou, por sua vez, sobre equidade na educação com a palestra “Desafios do currículo para garantir a inclusão de todos com qualidade”.
Mais de 70 palestrantes integraram a programação nos dois dias do evento que teve como uma das grandes novidades desta edição, a Sala Edu ON, um espaço virtual que permitiu a participação remota de congressistas de todo o Brasil. Uma iniciativa que não só ampliou o alcance do evento, mas também democratizou o acesso ao conhecimento, alinhando-se às tendências de educação híbrida que ganharam força nos últimos anos.
Outro diferencial do Edu Summit foi a feira de tecnologia educacional, onde mais de 100 expositores mostraram soluções inovadoras, desde plataformas de aprendizagem adaptativa até dispositivos de realidade virtual para ensino de ciências. Com isso, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar em primeira mão, as tecnologias que estão moldando o futuro da educação.
Integraram ainda a diversificada programação que contou com palestras e exposições, workshops práticos sobre temas como design thinking na educação, gamificação do aprendizado e estratégias de bem-estar para educadores. Os referidos workshops forneceram ferramentas práticas que os participantes pudessem implementar imediatamente em suas instituições.
“Este ano, mais do que nunca, estivemos focados em criar um ambiente que não apenas inspirasse, mas também capacitasse os educadores a serem agentes de mudança. O Edu Summit 2024 foi um espaço de convergência onde ideias inovadoras se transformaram em ações concretas para melhorar a educação brasileira”, revelou a Head de Marketing da Kedu, Lívia Schramm, que ficou entusiasmada com as presenças de educadores, gestores escolares, formuladores de políticas públicas e entusiastas da educação.
Além de receber referências nacionais da educação como Leandro Karnal, Rossandro Klinjey e Maria Inês Fini, a 21ª edição do Edu Summit, teve ainda, as participações de Tânia Queiroz, Júlio Furtado e Leo Fraiman. Painéis de discussão e atrações culturais complementaram ainda, a programação do congresso que disponibilizou para gestores escolares, algo especial, a Sala Edu com conteúdos para educadores, e 78 stands de exposição de empresas e organizações do setor educacional.
As imagens exibidas nesta matéria foram fornecidas pela Inove Comunicação/Assessoria de Imprensa do Edu Summit 2024.