PUBLICIDADE

Educação ambiental leva estudantes à soltura de filhotes no Cumbuco

Nesta quinta-feira (24/04), 30 estudantes do 6º ano da Escola EEIEF Luzia Correia Sales, na Tabuba, em Caucaia, vão acompanhar o nascimento de filhotes de tartaruga-de-pente na Praia do Cumbuco. A vivência, promovida pela Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente (IMAC), acontecerá no fim da tarde.

A atividade faz parte de uma programação semanal voltada para a educação ambiental, que acontece durante o período reprodutivo das tartarugas marinhas, que vai de dezembro a agosto. Com isso, toda quinta-feira, uma nova turma da rede municipal participa da ação, que tem como objetivo principal aproximar os estudantes das práticas de preservação e estimular a consciência ecológica.

Durante a temporada 2024/2025, 160 ninhos já foram monitorados até agora e mais de 5.700 filhotes de tartaruga-de-pente já nasceram. A espécie, que corre risco de extinção, escolheu o litoral de Caucaia como um dos pontos favoritos para desova.

Educação ambiental leva estudantes à soltura de filhotes no Cumbuco
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caucaia

O trabalho de monitoramento e proteção dos ninhos é feito pela equipe do IMAC, que também atua na sensibilização da população sobre a importância da conservação marinha. Nesse sentido, Felipe Ribeiro, presidente do Instituto, alerta para os perigos do tráfego de veículos na areia.

“O tráfego de carros e quadriciclos na orla representa uma ameaça real tanto para os ninhos quanto para os filhotes recém-nascidos, que muitas vezes atravessam a faixa de areia até o mar. Evitar esse tipo de prática é uma das formas mais eficazes de garantir a sobrevivência da espécie”, explicou.

Além do cuidado técnico, o sucesso da proteção das tartarugas depende também do engajamento da sociedade. A tartaruga-de-pente tem o hábito de retornar ao local onde nasceu para desovar, o que reforça a importância de manter o litoral seguro e preservado para as espécies.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir