PUBLICIDADE

Efeitos da mudança climática: estudo aponta avanços e desafios em Fortaleza

De acordo com o estudo, Fortaleza avançou em políticas públicas neste setor. Porém, a capital ainda precisa superar certas fragilidades - (Foto: Reprodução)
De acordo com o estudo, Fortaleza avançou em políticas públicas neste setor, que visa amenizar os efeitos da mudança climática na cidade. Porém, a capital ainda precisa superar certas fragilidades – (Foto: Reprodução)

Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) mostrou que Fortaleza, através das ações da Prefeitura e da Câmara Municipal, tem avançado no combate aos efeitos causados pela mudança do clima. De acordo com o estudo, as constatações observaram três cenários: Governança, Políticas Públicas e Financiamento.

Segundo a pesquisa do TCE, a metodologia empregada foi conduzida pelo Painel Clima Brasil. A avaliação notou avanços no arcabouço institucional e em iniciativas de mobilidade urbana sustentável. De acordo com o órgão, esse cenário demonstra comprometimento municipal. 

Além dos pontos positivos, existe também a possibilidade de melhoria em algumas áreas: a baixa capacidade de adaptação em setores críticos, incluindo Defesa Civil e gestão de riscos, além da alocação orçamentária inicial e pulverizada para a agenda climática. 

Mudança climática e recomendações

As iniciativas relacionadas às Mudanças Climáticas estão alinhadas à Agenda ESG 2025 do TCE Ceará, que reúne também outros eixos prioritários do Tribunal:  Primeira Infância, Saneamento Básico, Acessibilidade e Inclusão. Nesse contexto, a Corte de Contas estimula a atenção da gestão pública às práticas de governança socioambientais.

O levantamento faz parte de mais uma edição do Controle em Ação, publicação que visa informar toda a sociedade sobre as ações de fiscalização, produzida pela Secretaria de Controle Externo, por meio da Assessoria de Qualidade de Inovação.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir