As eleições municipais de 2024, realizadas no domingo (06/10), trouxeram mudanças importantes na composição da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues (União), atual 3º secretário da Mesa Diretora, foi eleito prefeito de Sobral.
Oscar Rodrigues assumirá a gestão de Sobral a partir de 1º de janeiro de 2025, o que exigirá sua renúncia ao mandato de deputado estadual. Com isso, Heitor Férrer, primeiro suplente do partido, ocupará a cadeira na Alece até janeiro de 2027. Férrer é um político experiente, tendo exercido cinco mandatos consecutivos como deputado estadual entre 2002 e 2018, e agora retorna à Casa Legislativa.
Ex-deputados são eleitos prefeitos
Três ex-deputados estaduais conquistaram prefeituras no primeiro turno das eleições. Roberto Pessoa (União) foi eleito em Maracanaú, Moésio Loiola (PSB) em Campos Sales, e Simão Pedro (PSD) em Orós.
As vitórias de Moésio Loiola e Simão Pedro também impactam as suplências de seus partidos na Alece. Com a eleição de Loiola em Campos Sales, Dr. Victor Gurgel, que era o segundo suplente do Progressistas, passará a ocupar a primeira suplência. Já em Orós, com a posse de Simão Pedro, Apollo Vicz assume a primeira suplência do PSD.
Disputa no 2º Turno
O segundo turno das eleições, marcado para 27 de outubro, promete uma disputa acirrada em Fortaleza e Caucaia. Na capital cearense, o ex-deputado estadual e atual deputado federal André Fernandes (PL) enfrenta o deputado estadual Evandro Leitão (PT) na corrida pela prefeitura. Gabriella Aguiar (PSD), deputada estadual, é a candidata a vice na chapa de Leitão.
Em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do estado, a disputa está entre o ex-prefeito e ex-deputado estadual Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT), ex-secretário de Articulação Política do Governo do Ceará. A definição dessas eleições será crucial para o cenário político no estado nos próximos anos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.