PUBLICIDADE

Eleições 2024: centro-direita avança na capital, enquanto esquerda resiste mas perde cadeiras

Confira como ficou a composição na Câmara Municipal de Fortaleza

A partir de 1° de janeiro de 2025 a Câmara Municipal de Fortaleza terá uma ‘nova’ cara, é o que mostram os resultados do primeiro turno da eleição municipal. Em comparação com o pleito de 2020, das 43 cadeiras que estavam em disputa na capital, 15 novos vereadores foram eleitos pela primeira vez nesta eleição, o que representa quase 35% do total, enquanto 28 retornam para um novo mandato, consecutivo ou não.

Em 2020, 15 partidos compunham o legislativo municipal, agora são 16, e nessa formação, os partidos ligados à centro-direita e direita mostraram um avanço significativo, como o PL, que saltou de 2 para 5 vereadores, o Republicanos e o Progressistas mantiveram duas cadeiras cada, além do União Brasil, que estreou com dois vereadores. O partido é a fusão do antigo DEM com o PSL, que tinha um vereador eleito naquele ano.

JL ROSA

Na esquerda, quem perdeu espaço foi o PDT, com menos dois vereadores em relação à eleição passada, e agora tem 8 vereadores eleitos, mas ainda sim se manteve como o partido com maior proeminência nesse campo ideológico. Nesse sentido, as federações partidárias – que estrearam nessas eleições municipais – foram importantes para manter essa ala unida, como o PSOL, que junto à Rede Sustentabilidade elegeu dois vereadores, menos um em relação há quatro anos, assim como o PSDB, que federado ao Cidadania elegeu dois vereadores, quando sequer tinham representação anteriormente.

Nesse sentido, a Federação Brasil da Esperança, que é formada pelo PT, PCdoB e PV, foi o bloco que mais elegeu novos vereadores e estreantes em campanhas eleitorais, com nomes como Aglayson, Professora Adriana Almeida e Mari Lacerda, seguido do Progressistas, com dois novos vereadores que disputaram pela primeira vez, no caso Irmão Léo e Marcos Paulo, logo depois vem o Agir, com Luiz Paupina, e o Democracia Cristã que elegeu Carla do Acilon. Outros candidatos foram distribuídos em outros partidos.

E quando se observa os candidatos mais votados em Fortaleza, a campeã é Priscila Costa (PL), com 36.226 votos, seguida de Gabriel Biologia (PSOL), que conseguiu 30.682 votos, a estreante e mais jovem eleita neste pleito, Bella Carmelo (PL), obteve 28.138 votos, seguida de Ronaldo Martins (Republicanos), com 20.288 votos, e fechando o cinco primeiros está Emanuel Acrizio (Avante), com 16.083 votos.

Outro dado importante entre as eleições de 2020 e a deste ano, é que não houve alteração na composição por gênero na Câmara Municipal. Mesmo a capital tendo a vereadora mais votada na cidade, apenas nove mulheres foram eleitas este ano, o que representa o mesmo número de 2020, sendo que menos sete partidos ou federações tiveram mulheres eleitas em suas respectivas campanhas, uma a menos do que há quatro anos atrás.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir