Em decorrência das eleições municipais deste ano, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), afirmou que o funcionamento da Casa será impactado até o fim do ano. Segundo o deputado, as sessões serão reduzidas e o próximo semestre será “atípico”.
“Falo atípico porque nós teremos as eleições e o período eleitoral aqui na Assembleia sempre reduz um pouco as sessões plenárias, obviamente de forma que não atrapalhe a continuidade dos trabalhos. Eu espero que a gente possa ter um segundo semestre tão bom quanto o primeiro. Vamos continuar os debates, as discussões e também as audiências públicas, que são importantes”, comentou.

Os detalhes de funcionamento serão definidos junto à Mesa Diretora e o Colégio de Líderes, podendo decidir pelo formato de haver uma sessão semanal, como ocorre no conhecido “recesso branco”. Conforme Evandro, essa é uma hipótese e deve seguir um modelo que já foi aplicado anteriormente em outros pleitos.
A alternativa é justificada pela atuação dos parlamentares nos municípios em período de campanha e eleição, sendo muitos deles candidatos ou apoiadores. “Os deputados e deputadas, muitos deles, têm bases eleitorais em todo o estado, em especial no interior do estado. Então, a gente deixava que os deputados pudessem trabalhar nos seus interiores”, explicou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.