PUBLICIDADE

Eleições 2024: Lula manda recados durante comício a favor de Leitão

Depois de cumprir extensa agenda de compromissos institucionais em Fortaleza, o presidente Lula esteve na Praça do Ferreira, centro da cidade, para participar de um comício em prol do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão. Ao lado de diversas autoridades, como o Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, a surpresa ficou por conta da chegada da Deputada Federal pelo partido, Luizianne Lins, ao evento, ato que sinaliza seu apoio à candidatura do companheiro de partido. Ela não discursou.

Estiveram presentes também vereadores e vereadoras eleitos, como também militantes, membros de partidos coligados e outras lideranças políticas. Mesmo com atraso até o início do evento, o local ficou lotado de apoiadores, que escutaram atentamente os claros recados deixados pelo presidente Lula, que começou relembrando o momento em que passou 4h dentro do avião presidencial por conta de problemas técnicos quando voltava ao Brasil após a posse da presidente do México, Claudia Sheinbaum.

“Tem muita coisa pra fazer nesse país, e precisa resolver os problemas do povo. Tem muita coisa pra fazer nesse país”, disse o presidente sobre pedir a Deus que o deixe vivo para continuar trabalhando pro povo, mas logo em seguida começou a tratar do pleito municipal, visto com atenção como um replay da polarização no âmbito nacional. Lula declarou que hoje existe uma espécie de “vingança contra contra Camilo Santana e contra o PT” no Ceará, por um grupo que anteriormente estava se apoiando mutuamente mas agora trabalha para eleger uma pessoa ligada a Jair Bolsonaro em Fortaleza, e que Evandro tem o papel de mostrar que o adversário André Fernandes (PL) é parte do sistema que ele diz combater. “Eles são anti sistema? Os trogloditas são sistema desde o dia em que Cabral pôs os pés aqui. Eles que mataram Zumbi. Eles que perseguiram os negros, que demoraram a fazer a independência”, disse Lula.

O presidente também falou que Evandro mesmo sendo um recém filiado, seu apoio é irrestrito por se tratar de uma pessoa que foi indicada por Camilo, Elmano e Cid Gomes. “Ninguém nesse estado, ninguém dessa cidade não pode deixar de votar num candidato do ministro Camilo”, frisou, e que o povo pode lhe dar um presente de aniversário no próximo dia 27, data do segundo turno, que é fazer de Evandro o prefeito da cidade. 

Fé na virada e Luizianne calada

Além de Lula, Camilo Santana, Elmano de Freitas e Evandro Leitão discursaram para a multidão. Todos reforçaram que a partir daquele momento significava o começo da “virada” e da “arrancada” na disputa eleitoral. O Ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o adversário representa o que “há de pior nesse país”, que “não tem preparo”, e que ele está ao lado do governo que, segundo Camilo, “perseguiu o Ceará”. Quando o governador do Estado, Elmano de Freitas, tomou a palavra, ainda no começo da fala chegou a ex-prefeita e atual Deputada Federal, Luizianne Lins, que sentou na primeira fila ao lado de Eunício Oliveira (MDB).

Permanecendo calada, por vezes imóvel mas reagindo à multidão quando seu nome era falado, Elmano cumprimentou Luizianne e disse que aquele momento mostrava unidade do grupo e do partido, e elencou as realizações dos dois mandatos dela à frente da cidade, como o Hospital da Mulher e os Cucas. Logo depois, Evandro fez o mesmo gesto, e disse que defenderá o legado da ex-prefeita caso vença o pleito. Mancando devido um pequeno acidente, o candidato disse estar agradecido de estar naquele momento ao lado do chefe do executivo federal.

“Deus está sendo muito generoso na minha vida. Dando mais até do que eu mereça. Mas isso se dá com muito trabalho, com muita dedicação, com muito respeito às pessoas. Nunca imaginei na minha vida que teria um momento tão simbólico, um homem que é referência para todos nós, o presidente Lula”, disse, além de agradecer os votos que recebeu no primeiro turno, e elencou suas propostas para a população, principalmente voltada para os jovens, parcela do eleitorado em que a sua candidatura permanece atrás da de Fernandes.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir