No lançamento de mais um programa na área de Segurança Pública, Elmano de Freitas voltou a falar dos desafios enfrentados neste setor. De acordo com o governador do Ceará, existe uma situação de insegurança na população que precisa ser amenizada.
Segundo o chefe do Executivo, a cobrança da população é legítima. Segundo Elmano de Freitas, a estatística não mostra um aumento da violência, mas é preciso dar uma resposta diante da elevação na sensação de insegurança relatada pela sociedade.
A declaração foi concedida no Centro Integrado de Segurança Pública, no lançamento do programa “Segurança no Ponto”.
“Eu avalio que a sensação de insegurança do nosso povo ainda é muito grande, mas estamos trabalhando para melhorar a nossa segurança. A ação de hoje é para garantir ou atenuar e amenizar essa sensação para melhorarmos”, destacou.
“Não podemos tirar o problema como ele é. Existe um problema de segurança. Os índices de segurança, homicídio, furto e roubo não pioraram, mas a sensação é maior. Os índices de violência se mantêm iguais, mas a sensação de insegurança cresceu. Temos de trabalhar para melhorar essa situação”, reforçou o governador.
Segurança no Ponto
Programa que visa reduzir roubos e outros crimes em paradas de ônibus, o “Segurança no Ponto” terá suas ações iniciadas em Fortaleza. De acordo com o governador Elmano de Freitas, a intenção é que as próximas etapas da iniciativa possam chegar até as cidades da Região Metropolitana, tais como Caucaia e Maracanaú.
O anúncio foi realizado na sede do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), nesta quarta-feira (06/03). As ações tiveram início na noite do mesmo dia. Através da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, a Polícia Militar irá reforçar o número de agentes nos períodos de maior movimentação.
Conforme detalhou o secretário de Segurança Pública, Samuel Elânio, os espaços públicos contarão com ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e policiamento em viaturas.
O mapeamento foi definido a partir de estatísticas apresentadas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). De acordo com Samuel Elânio, o ‘Segurança no Ponto’ também conta com a participação popular para ser ampliado.
“A ideia é que a viatura realize mais de uma passagem nas paradas de ônibus com maior movimentação. O policial deve descer, cumprimentar o cidadão e verificar se está tudo dentro da normalidade. Isso também serve para que as pessoas acreditem cada vez mais no trabalho das forças de segurança. É importante que as pessoas que ainda têm celulares furtados realizem o Boletim de Ocorrência. Assim nós teremos dados das paradas com maior incidência para reforçarmos o efetivo nesses espaços”, detalhou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)