PUBLICIDADE

Elmano anuncia 53 vagas para professor da UECE

O governador Elmano de Freitas anunciou a abertura de 53 vagas para professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os editais do concurso público foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) ontem (12).

“São 34 vagas para os cursos de Medicina de Quixeramobim e Crateús e 19 para outros cursos. Nós já convocamos, nesse governo, 524 professores para as universidades estaduais do Ceará. É certamente um processo de consolidação e ampliação de nossas universidades, com aumento de oportunidades para nossa juventude”, afirmou o governador Elmano sobre a seleção. Do total, são 51 vagas para professores assistentes e duas para adjuntos.

Desde 2023 até agora, 273 novos professores tomaram posse na Uece. As novas 53 vagas são remanescentes do concurso de 2022, o maior da história da instituição. O não preenchimento das vagas ocorreu porque não houve aprovados ou porque os candidatos aprovados não tinham o perfil exigido no edital para ocupação dos cargos.

Durante a live em que fez o anúncio, o governador Elmano também detalhou a valorização dos professores da rede estadual, onde citou o reajuste de 6,27% do piso salarial da categoria, entre outras medidas. “Esse aumento na carreira para todo mundo e retroativo é um investimento a mais de R$ 280 milhões em 2025. Isso demonstra o nosso compromisso. O segundo melhor salário do Brasil no início e final da carreira é do Ceará. Além disso, o Estado assegura que o professor faça mestrado e doutorado”, disse ele

Elmano também lembrou que na última segunda-feira (10), o Ceará alcançou a categoria ouro no Selo Nacional Compromisso Criança com a Alfabetização (Selo Criança Alfabetizada) 2024, iniciativa de reconhecimento entregue pelo Ministério da Educação (MEC). “Das nossas crianças, 85% aprendem a ler e escrever no segundo ano [do Ensino Fundamental]. Que orgulho dá esse regime de colaboração. O nosso desafio é fazer mais para sairmos de 85% para 100%, alfabetizando todas as crianças”, reforçou o chefe do executivo sobre a questão ligada a meta que garantiu a honraria.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir