PUBLICIDADE

Elmano anuncia credenciamento de médicos para reduzir espera em cirurgias ortopédicas

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta quarta-feira, em live nas redes sociais, a abertura de edital para credenciamento de médicos. A contração será para reduzir a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas de média e alta complexidade em Ortopedia, Traumatologia e ou Assistência em Anestesiologia. Os procedimentos serão realizados em hospitais da rede pública de saúde do Estado.

Com o credenciamento desses profissionais a estimativa é que sejam realizadas 8.700 cirurgias. “Estamos aportando a mais cerca de R$ 20 milhões. Quero fazer um chamamento aos médicos ortopedistas e anestesiologistas. A tabela que estamos colocando para o pagamento é só para os serviços. Todo o insumo e equipamento é do Estado”, frisou o governador. Segundo Elmano, o credenciamento vai permitir a realização de cirurgias de ombro, joelho ou quadril, procedimentos que contam com um maior número de pessoas aguardando na fila.

O Programa Estadual de Redução de Filas já contemplou aproximadamente 80 mil cirurgias eletivas em todo o Ceará, sendo mais de 14 mil já em 2024. Os dados estão disponíveis no painel do IntegraSUS. Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, urologia, nefrologia, neurologia e vascular.

O governador anunciou, ainda, que o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, será habilitado em breve para realizar procedimentos em traumatologia. Os profissionais serão chamados de acordo com a realidade de cada Região de Saúde. No primeiro edital do programa, o foco eram unidades hospitalares; agora são profissionais que têm registro de pessoa jurídica. Vale ressaltar que eletivos são aqueles procedimentos programados, que não são considerados de urgência.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir