Diante da recente onda de violência em Fortaleza, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta quarta-feira (07/05) um pacote emergencial de medidas para conter o avanço do crime organizado no estado. O anúncio foi feito pelas redes sociais, após uma reunião com os principais nomes da Segurança Pública no Palácio da Abolição.
Participaram do encontro o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; o comandante da Polícia Militar, coronel Sinval Sampaio; o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez; e o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.
Como resposta imediata, o governo determinou que as operações policiais em Fortaleza, com foco nas regiões dominadas por facções, serão feitas em dobro. Foi decidido também a ocupação intensiva e permanente dos territórios em conflito, sem prazo para retirada.

As autoridades também decidiram reforçar as equipes de inteligência e investigação, visando a rápida elucidação dos crimes e prisão dos envolvidos, além do aumento da fiscalização sobre apenados monitorados por tornozeleira eletrônica. Ou seja, quem descumprir as regras voltará ao sistema prisional e perderá benefícios legais.
“Serão dadas respostas duras a esses criminosos e a esses crimes, a maioria praticada por questões envolvendo brigas e disputas de facções. Vários bandidos já foram identificados e presos e muito mais prisões serão realizadas nas próximas horas e dias pela nossa polícia, que tem meu irrestrito apoio e minha absoluta confiança. Nossa luta contra o crime será cada vez maior e mais intensa”, pontuou o governador.
Além disso, foi autorizado o aumento das horas extras para as forças de segurança, fortalecendo o efetivo nas ruas. Em paralelo, o Governo articula com o Judiciário e o Ministério Público do Ceará para acelerar a emissão de mandados de busca e apreensão. Elmano também destacou a cooperação com forças policiais de outros estados, já que muitas facções atuam em nível nacional.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.