Na manhã desta quinta-feira (20/10), o governador eleito, Elmano de Freitas (PT), concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista Rodrigo de Almeida, diretor de jornalismo da Rede ANC. Na oportunidade, o comunicador cobrou ao futuro chefe do Executivo estadual os aspectos abordados ainda na época de campanha, como, por exemplo, as principais propostas apresentadas aos cearenses quando esteve no podcast “Destaque ANC”.
“Aquilo que eu disse, é aquilo que eu vou fazer”
Uma das pautas discutidas na entrevista foi o aprimoramento da segurança pública no Ceará. O governador eleito deu outros detalhes sobre o seu plano de investir na informatização das forças de segurança. “Nós vamos ter um centro integrado em Fortaleza, que vai nos favorecer para que essas informações sejam colhidas com maior rapidez, cruzar informações, saber se uma informação dita numa região do Ceará é parecida com o que foi dita sobre uma organização em outra região”, explica o futuro gestor.
“Uma coisa é certa: eu disse na campanha e farei. Vou cuidar disso pessoalmente. Quero estar todo mês no Centro Integrado de Segurança Pública, com o secretário de Segurança, com os comandos da PM, da Polícia Civil, com a nossa área de inteligência, para nós enfrentarmos as organizações criminosas”, destaca o petista sobre o planejamento de ações integradas para o combate às facções.
“Eu não lhe fiz uma promessa, eu lhe fiz um compromisso”
Elmano de Freitas comentou também a proposta de gratuidade para os moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) que precisam se deslocar à capital, intitulado de Vai e Vem Livre. “Você terá direito de ir e voltar de Fortaleza sem pagar nada. Nós vamos aproveitar o nosso bilhete único metropolitano, e, com esse cartão, você vai poder entrar no ônibus ou na topic, e vim e voltar de Fortaleza sem pagar nenhum centavo”, prevê Elmano. De acordo com o futuro chefe do Executivo Estadual, os detalhes técnicos do projeto devem ser acertados após a decisão do segundo turno.
Além dos municípios da Grande Fortaleza, o gestor eleito estuda também a ampliação do projeto para outras regiões. “Eu não propus isso na campanha, mas tá na minha cabeça em algum momento nós podermos ampliar para essas regiões. Eu não fiz a proposição, porque eu sabia já do impacto financeiro que teria na Região Metropolitana de Fortaleza. […] No momento adequado, caso o Estado tenha condições financeiras para tal, eu quero ampliar para Sobral e Juazeiro do Norte”, explica.
Imprensa do interior
Fora das câmeras, Elmano de Freitas, que foi eleito com mais de 2 milhões e 800 mil votos, se reuniu com o jornalista Rodrigo de Almeida, o diretor-geral da Rede ANC, César Tavares, e o diretor de marketing, Hanner Pinto, para discutir a atenção da gestão à imprensa atuante no interior do estado, sobretudo as emissoras de rádio, que cumprem o papel de apresentar as principais carências da população em áreas mais distantes dos polos comerciais do Ceará.
O governador reconheceu a importância do trabalho desses profissionais de comunicação e da Rede ANC, que abrange repórteres e radialistas de todo o Ceará. Ele também assegurou manter uma relação de harmonia e diálogo com os jornalistas do estado para o que a imprensa possa atuar de forma livre e segura.