O governador Elmano de Freitas (PT) cobrou da oposição, quais propostas e projetos tem para o Ceará. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (21) no Palácio da Abolição, Elmano diz esperar que os opositores não fiquem apenas apontando os problemas ou desafios que o Estado enfrenta, apontem também as propostas. “Eu não espero da oposição que ela me venha a fazer elogio. Eu espero da oposição que ela aponte problemas, erros, desafios que o Ceará tem. Agora, eu espero que ela faça mais. Eu espero que ela possa apresentar propostas, sugestões para debatermos”, desafiou.
Enquanto isso não acontece, o governador disse que tem se preocupado em intensificar o trabalho em questões que realmente importam ao povo cearense. “Eu estou antenado, estou concentrado no tema da segurança pública. Eu estou concentrado em concluir as obras de saúde, de escola de tempo integral. E eu acho que isso é o que vai nos dar as condições para fazer o debate político com a oposição quando a hora chegar”, declarou Elmano.
Segundo ele, é a partir desse trabalho que a população vai ter condições de analisar se as propostas da oposição são melhores do que o que está sendo feito e o que ainda há por fazer. “E o cidadão cearense vai julgar, vai analisar se a oposição tem propostas melhores que nós. E eu sei que não tem. Aliás, eu não sei nem se ela tem propostas, que até aqui eu não vi nenhuma”, afirmou.
Alianças políticas:
Em meio à divisão interna da Federação União Progressista (UP) sobre o rumo que deve seguir nas eleições deste ano aqui no Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) reforçou que continua dialogando para assegurar o apoio da sigla na candidatura dele à reeleição. Ele lembrou que dos cinco deputados federais que cearenses que compõem a federação, três já confirmaram aliança com a candidatura petista ao Governo do Estado.
“É raro um partido que não tenha diferenças, que não tenha grupos internos. A União também tem, e eu entendo, tenho respeito por isso, e acho que devemos dialogar. E vai chegar uma hora que uma maioria vai se estabelecer”, declarou Elmano. Dos cinco deputados federais, Fernanda Pessoa, Moses Rodrigues e AJ Albuquerque defendem a aliança com o PT. Estão na oposição os deputados Dayanne Bittencourt e Danilo Forte.

Lideranças políticas:
A partir do início de abril o ministro da Educação, Camilo Santana, deve se desincompatibilizar do cargo e voltar a ocupar uma cadeira no Senado Federal. Segundo Camilo, isso vai permitir um engajamento maior dele nas candidaturas à reeleição do presidente Lula e do governador Elmano de Freitas. Em entrevista nesta quarta-feira (21), no Palácio da Abolição, Elmano destaca a importância de Camilo na campanha e também nas articulações políticas para fortalecer a candidatura do PT no Ceará. “Ele hoje cumpre um papel muito importante no plano nacional, cumpre evidentemente o papel de liderança política aqui no Estado e evidentemente nós vamos tê-lo aqui para nos ajudar nas articulações”, declarou Elmano, destacando também o papel de outras importantes lideranças políticas, como Eunício Oliveira (MDB), Domingos Filho (PSD), Zezinho Albuquerque e lideranças do União Progressista.


