O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que terá, nesta terça-feira, uma reunião “muito importante” com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar um conjunto de demandas e ações em curso no Ceará. Segundo ele, o encontro será decisivo para fortalecer o processo de interiorização da saúde no Estado e ampliar a capacidade de atendimento na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

“Estamos fazendo um processo importante de interiorização da saúde. Amanhã apresentaremos várias demandas ao Ministério”, afirmou o governador.
Elmano destacou que o Estado assumiu recentemente o Hospital Regional de Itapipoca, onde as primeiras cirurgias já foram realizadas. Ele também informou que as obras do Hospital Regional de Crateús devem ser concluídas até junho do próximo ano. Outro ponto em pauta é o cronograma financeiro do Hospital Universitário, cuja estrutura vem sendo reforçada após o incidente no Hospital César Cals.
Segundo o governador, a reunião com Padilha servirá para apresentar todas essas ações, além de novas propostas para melhorar a rede de saúde da Região Metropolitana. Entre as medidas, está a expansão de leitos: “Vamos apresentar o aumento de leitos a partir do incidente do César Cals. Devemos apresentar mais leitos. O César Cals tinha 203, e vamos passar para mais de 300 para atender a população, numa ação articulada entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza.”
Ele também adiantou que haverá reforço à saúde de Maracanaú e Caucaia para diminuir a pressão sobre Fortaleza, especialmente nos atendimentos materno-infantis.
Elmano garantiu que as mulheres atendidas atualmente no Hospital Universitário estão recebendo assistência de maior qualidade do que a ofertada no César Cals antes do incidente.
“Eu não tenho receio de dizer que, muito provavelmente, onde elas estão hoje é o melhor local, com mais qualidade e melhores condições de atendimento para qualquer mulher cearense. O Hospital Universitário oferece atendimento de máxima qualidade para casos de alto risco”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


