PUBLICIDADE

Elmano diz que “não está satisfeito” com Segurança

Cumprindo a tradição, o governador Elmano de Freitas esteve na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), para a tradicional leitura da mensagem governamental para o legislativo estadual. Tratando dos mais diversos temas na sua fala de pouco mais de 40 min, o chefe do executivo elencou todos os projetos do último ano, trabalhos e metas para a nova legislatura. Como previsto no último sábado (1), onde o governador esteve para posse de Romeu Aldigueri como presidente da Alece, onde já se falava que a mensagem teria foco principal na questão da Segurança Pública, o tema ganhou corpo e pedido de união de forças entre os poderes para impedir os avanços das organizações criminosas.

“Temos um balanço muito positivo até aqui, com desafios ainda muito importantes. Um deles é o da segurança pública, que eu ainda estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, então exige de nós muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que o nosso povo reclama” [Elmano de Freitas, governador do Ceará]

O governador falou que ‘conseguiu frear o crescimento do número de homicídios’, mas que ele ainda é “alto e preocupante”. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ceará sofreu um aumento no número de assassinatos entre os anos de 2023 e 2024, com uma taxa de assassinatos por 100 mil habitantes de 35,4 no ano passado, ante 32,3 de 2023.

Com investimento e planejamento, senhoras e senhores, tenho muita confiança, muita mesmo, de que vamos vencer essa batalha contra as facções criminosas e dar mais segurança para a nossa população” [Elmano de Freitas, governador do Ceará]

Ao pegar os dados do segundo semestre de 2024, houve um aumento de 10,2% nos latrocínios e homicídios no Ceará, entre julho e dezembro de 2024, de acordo com informações da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ainda sim o estado teve uma queda de 1,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em comparação ao mesmo período de 2023. No entanto, o número de CVLIs no total do ano subiu de 2.970 para 3.272.

Elmano de Freitas, governador do Ceará, ao lado de Romeu Aldigueri, presidente da Alece

“Com o trabalho ostensivo das nossas forças de segurança, reduzimos em mais de 16% o número de roubos no Estado”, disse o governador citando ações como o Meu Celular, que esse programa, pelos resultados que tem, é um dos combustíveis para seguir trabalhando. Elmano também ressaltou em sua fala, o maior investimento nominal já realizado pelo governo, como o aumento do PIB e da criação de empregos. “Na economia, que move a vida de todas as pessoas, o Ceará cresceu muito acima da média nacional, com o PIB cearense registrando alta de 6,67% no terceiro trimestre. O resultado estadual é acima do registrado no Brasil, que ficou em 4%. Esse volume de investimentos significa novos equipamentos funcionando”, disse ele.

Educação e saúde

Nessas áreas, Elmano disse na mensagem que continua atuando nas mudanças estruturantes promovidas pelo governo Camilo Santana, seu antecessor. “Fizemos avanços importantes nas políticas públicas, demos continuidade ao exitoso governo do companheiro Camilo Santana”, disse o governador. Que seguiu:  “Conseguimos tirar mais de 157 mil pessoas da lista de espera por uma cirurgia eletiva. Aliás, não foi apenas nas cirurgias eletivas que cuidamos dos cearenses. Conseguimos algo que muito nos honra: dar atenção e tratamento adequado a mais de 3.500 pessoas com câncer das regiões de saúde do Sertão Central e Litoral Leste”.

  • O Ceará fechou 2024 com o maior investimento público nominal de sua história: R$ 3,9 bilhões.

 

O chefe do executivo reforçou que todo trabalho desenvolvido pela sua equipe estão respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, e que na educação a meta e colocar todo ensino médio 100% integral. “Em 2024 chegamos ao índice de 75% das escolas da nossa rede neste modelo. E temos como prioridade terminar o próximo ano com todos os estudantes da rede pública estadual estudando em tempo integral. Sabemos que a jornada escolar o dia inteiro fortalece a aprendizagem, amplia o vínculo com a comunidade escolar, melhora a segurança alimentar do aluno, previne a violência e abre perspectivas de futuro no mercado de trabalho para nossos estudantes”, reforçou.

Seleção de professores temporários

Em entrevista coletiva, o governador Elmano tratou sobre as denúncias envolvendo a seleção de professores temporários pela Secretária de Educação (Seduc), relatos que envolvem desde a metodologia aplicada até falhas no sistema. Ele defendeu as seleções dizendo que elas valorizam o “mérito”. “Para termos ainda mais fortemente o mérito como aquilo que é central na escolha do professor que vai dar aula pros nossos filhos”, disse ele, que reforçou que acha a seleção “adequada”, pois “privilegia essencialmente o critério de mérito do profissional a ser contratado”.

Lula no Ceará

Em um momento de fragilidade para o governo federal, com pesquisas indicando uma queda na avaliação do presidente Lula, agora liberado para viajar, Elmano reforçou que a agenda no estado ao lado do presidente será na inauguração do Hospital Universitário do Ceará. “Ele [presidente Lula] prioriza vir para a inauguração de um dos maiores hospitais universitários públicos do país, que é o Hospital Universitário do Ceará. E nós estamos felizes porque vamos entregar um hospital com mais de 830 leitos. Será um hospital com todas as especialidades, que ainda vai formar médicos, seja da rede pública ou da rede privada, uma grande conquista para o povo cearense e o presidente Lula quer participar desse momento importante”, concluiu.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir