Neste domingo (30/10) Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o novo presidente do Brasil com 60.345.999 votos. A disputa do segundo turno entre o ex-presidente e o atual gestor do Brasil, Jair Bolsonaro, foi a mais acirrada da história: a diferença entre os dois candidatos foi inferior a 2% dos votos. Enquanto Lula conquistou 50,9% da votação popular, Bolsonaro ficou com 49,1%.
Após a apuração das urnas e a vitória do petista ter sido anunciada, Camilo Santana (PT) e Elmano de Freitas (PT), junto com outras lideranças políticas, se reuniram na capital cearense para comemorar. Enfatizando o lema da campanha “Ceará três vezes mais forte”, o senador e o governador eleitos agradeceram à população nordestina, que garantiu a vitória de Lula.
“Uma salva de palmas aos quase 70% dos votos aqui no Ceará. Nós fizemos o Ceará três vezes mais forte. A minha gratidão é enorme e quem ganhou com isso não foi o Elmano, não foi o Camilo e não foi o Lula, mas sim o povo cearense”, pontuou o ex-governador do Estado.

Em seu discurso no Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, o futuro chefe do Executivo cearense cumprimentou os mais diversos públicos e reforçou o trabalho conjunto que será feito em prol do Ceará. Segundo Elmano, a união dos eleitores petistas foi fundamental para que o novo presidente fosse eleito.
“Tenham muito orgulho. Foram vocês que fizeram isso, nós ganhamos com a nossa força, com a nossa militância. Nós não fizemos isso por um, por mim ou por você. Nós fizemos isso porque somos um povo que quer o bem, nós somos herdeiros dos apaixonados pelo povo do Ceará”, declarou.
Na ocasião, a atual governadora Izolda Cela (sem partido) também demonstrou sua alegria com a vitória de Lula e afirmou que “melhores dias estão vindo para o nosso país”. Esse é o terceiro mandato não consecutivo do petista, que se torna o primeiro ex-presidente a chegar nessa marca.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro foi superior a Lula em quatro regiões do país, com destaque para a região Sul. Em contrapartida, o presidente eleito teve a maioria dos votos apenas no Nordeste, o que garantiu a sua eleição em decorrência da larga vantagem sobre seu adversário na região.
Confira a apuração dos votos por região
- Sul: Bolsonaro (PL) – 61,84% x Lula (PT) – 38,16%
- Sudeste: Bolsonaro (PL) – 54,26% x Lula (PT) – 45,74%
- Norte: Bolsonaro (PL) – 51,03% x Lula (PT) – 48,97%
- Centro-Oeste: Bolsonaro (PL) – 60,21% x Lula (PT) – 39,79%
- Nordeste: Lula (PT) – 69,34% x Bolsonaro (PT) – 30,66%
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.