O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), sancionou uma lei que reconhece o poeta Patativa do Assaré como Patrono da Cultura Cearense. De acordo com Elmano que sancionou a lei no último sábado, (3), dia em que se é celebrado o Dia do Sertanejo, esta é “uma justa e emocionante homenagem a esse mestre da palavra, que traduziu em versos a alma, a força e a beleza do nosso povo”, disse.
Nascido na cidade de Assaré, Região do Cariri, em 1909, Antônio Gonçalves da Silva, foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador. Patativa foi um dos principais nomes da música nordestina do século XX. Ganhou reconhecimento a nível nacional, conquistando várias premiações, títulos e homenagens, foi cinco vezes nomeado Doutor Honoris Causa.
“O ‘cantador do chão rachado’ eternizou, com sua voz forte e sua poesia simples, a luta, a esperança e a beleza do nosso Ceará. Patativa foi e sempre será símbolo da resistência, da sabedoria popular e do amor ao nosso Ceará. Sua arte segue viva, tocando corações e inspirando gerações. Viva Patativa! Viva a cultura popular!”, destacou o governador Elmano, ao citar trecho do grande poeta: “Sou de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer”.