O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), saiu em defesa de Elmano de Freitas ao repercutir as declarações de Ciro Gomes contra o Governo do Estado. Na oportunidade, o parlamentar citou dados para reforçar seu argumento e afirmou que o ex-ministro terá de provar as acusações feitas em público.
Contextualizando o caso, em evento do PSDB, em Fortaleza, Ciro Gomes afirmou que não são realizadas mais obras no Ceará sem o pagamento de propina. O ex-candidato à presidência citou, ainda, uma série de pastas do Governo do Estado que, segundo ele, estão envolvidas nesse esquema de corrupção.
De acordo com Romeu Aldigueri, foi protocolado um documento na 10ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza no dia 1º de novembro. O deputado defendeu as ações do Governo e afirmou que o governo de Elmano de Freitas tem sido avaliado positivamente pelos cearenses. “É um governo que cuida das pessoas. O Elmano tem mais de 70% de aprovação popular. Camilo [Santana] foi reeleito com mais de 70% dos votos, foi o senador, proporcionalmente eleito, mais votado do Brasil”, frisou.
Pesquisa
Os dados foram apontados pelo deputado estadual. No entanto, em levantamentos oficiais, Elmano de Freitas tem a aprovação de 62,4%, conforme levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. De acordo com o estudo de opinião pública, realizada entre os dias 20 a 23 de abril, o chefe do Executivo tem 31,3% de desaprovação; 6,3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.
A pesquisa ouviu 742 eleitores de Fortaleza. O estudo tem confiança de 95%, com uma margem de erro estimada em cerca de 3,7 pontos percentuais.