Em 2023, o Brasil registrou um recorde na abertura de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), com destaque para o Nordeste do país. Segundo dados do Sicredi, a carteira de crédito destinada a micro e pequenas empresas em todos os estados nordestinos atingiu a marca de R$ 1,05 bilhão.
O significativo aumento nos investimentos nesse setor encontra respaldo em dados que revelam sua importância para a economia. No ano anterior, um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicou que sete em cada dez vagas de trabalho com carteira assinada foram geradas por micro e pequenos negócios. Na região Nordeste, essas empresas já somam mais de 3,3 milhões.
“Esse montante representa 98,9% do total de empresas na região Nordeste”, destaca Robinson Kokeny, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Nordeste. Além disso, Ele enfatiza que além de impulsionar a geração de empregos e o desenvolvimento econômico, as micro e pequenas empresas desempenham um papel crucial no desenvolvimento humano e social na região.
Consciente da relevância desse cenário para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Pequenas e Médias Empresas (PMEs) nordestinas, o Sicredi, a mais antiga instituição financeira cooperativa em atividade no país, oferece apoio integral para aqueles que buscam iniciar ou expandir seus negócios. A instituição disponibiliza linhas de crédito especiais, com juros competitivos e condições favoráveis para os empreendedores.
“Esse público tem acesso a linhas de crédito especiais, voltadas especificamente para suas necessidades”, explica Marcos Barbosa, Consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste. Ele destaca programas como o Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) e o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC). Além disso, o Sicredi oferece operações comuns a esse público, como Capital de Giro, Aquisição de Máquinas e Equipamentos, e Aquisição de Veículos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.