Buscando o desenvolvimento tecnológico e educacional, alunos indígenas de Caucaia e Aquiraz estão indo além do simples uso de celulares e da navegação pela internet, adquirindo habilidades em programação e robótica. A capacitação é promovida através do projeto Programando e Aprendendo Itinerante, do Instituto Idear.
O projeto, realizado em parceria com escolas da região, atende a estudantes de 8 a 17 anos. Em uma cerimônia na última segunda-feira (16/12), 187 alunos da Escola Indígena Tapeba, em Caucaia, receberam seus certificados, celebrando a conquista de novas competências tecnológicas.
A edição deste ano beneficia cinco escolas indígenas, quatro em Caucaia e uma em Aquiraz: Escola Indígena Tapeba, EI Narcisio Ferreira Matos, EI Direito de Aprender do Povo Anacé, Escola Indígena da Ponte e EI Jenipapo Kanindé. O projeto se destaca por desenvolver não apenas habilidades tecnológicas, mas também por incentivar o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração entre os participantes.
Os cursos oferecidos abordam temas como robótica básica, lógica de programação, desenvolvimento de jogos digitais, criação de aplicativos, animações em pixel art e ética digital. Além das cidades de Caucaia e Aquiraz, o projeto também está presente em Pacoti e Paracuru, priorizando jovens em situação de vulnerabilidade social.
Em 2025, o programa se expandirá para outras localidades do Ceará, com a expectativa de continuar a transformação. Neste ano, o projeto já certificou 385 alunos da rede estadual e 153 da rede municipal de ensino.
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