PUBLICIDADE

Em 2025, ovos de Páscoa ficaram 9,52% mais caros

ovos de páscoa
Foto: Reprodução

O chocolate continua sendo protagonista da Páscoa, mas para muitos consumidores brasileiros, usufruir do sabor da tradição está mais difícil a cada ano. Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que os ovos de Páscoa ficaram 9,52% mais caros em 2025, variação menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, que foi de 10,33%, mas ainda assim expressiva. No acumulado dos últimos três anos, os preços desses produtos já subiram 43%, refletindo o impacto de uma cadeia produtiva cada vez mais pressionada.

Segundo o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, Guilherme Moreira, o principal responsável pela escalada inflacionária do chocolate é a elevação do custo do cacau, provocada por choques climáticos que afetaram a oferta mundial da matéria-prima nos últimos anos. Como resultado, o chocolate em geral teve alta de 27,09% em 2025, e os bombons subiram 13,58%. 

“A principal causa para esse aumento está nos problemas climáticos. No Brasil, por exemplo, a produção de cacau caiu aproximadamente 18,5% no ano passado, totalizando algo em torno de 180 mil toneladas. Para reduzir o impacto desse aumento nos preços do cacau, os fabricantes estão reduzindo o tamanho dos ovos e lançando produtos com menos cacau. Consumidores podem optar por chocolates em barra ou mesmo produtos artesanais como alternativas mais acessíveis. E esse cenário ressalta a importância de acompanhar as oscilações do preço das commodities, como por exemplo o cacau, já que elas afetam diretamente o orçamento das famílias”. Revela Thiago Holanda, economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE). 



Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir