
Nesta quarta-feira (9), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza vai distribuir e instalar antenas corta-pipas no bairro Centro. A distribuição acontece a partir das 8h da manhã, em frente ao Theatro José de Alencar.
A antena corta-pipa é uma haste metálica que protege motociclistas de linhas com cerol ou da chamada linha chilena, altamente cortantes. Embora o uso do cerol seja proibido no Ceará, a prática ainda é recorrente entre quem solta pipa, conhecida no estado como raia. A antena rompe essas linhas antes que atinjam o condutor ou o passageiro da moto, especialmente no pescoço, tórax e braços, regiões mais vulneráveis devido à ausência de proteção frontal nas motocicletas.
Durante a entrega das antenas na quarta-feira, agentes da AMC e educadores de trânsito também vão dialogar com os motociclistas e garupeiros sobre o respeito às normas de circulação, como os limites de velocidade e o uso correto do capacete e viseira.
Para receber a antena, basta o motociclista se apresentar no local com a moto. A instalação será feita na hora.
A ação de distribuição faz parte de uma série de ações que serão realizadas pela AMC neste mês de julho em alusão ao Dia do Motociclista, celebrado no dia 27.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC