A partir de terça-feira (1º/10), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) implementará a bandeira tarifária vermelha patamar 2, resultando em um aumento na conta de luz. Com essa nova medida, os usuários terão um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Esse valor é um aumento em relação ao mês de setembro, que ainda está sob a bandeira vermelha patamar 1, que adicionava R$ 4,46 a cada 100 kWh.
Essa é a maior taxa adicional definida pela Aneel desde abril de 2022, quando a bandeira “escassez hídrica” estava em vigor. Os principais fatores que levaram à adoção da bandeira vermelha patamar 2 foram o risco hidrológico e a alta no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que determina o valor da energia elétrica a ser produzida em um determinado período. A previsão de chuvas abaixo da média para os reservatórios das hidrelétricas e a elevação dos preços no mercado de energia durante o mês de outubro contribuíram para esse aumento do PLD.
Economia de energia
- Iluminação: Usar lâmpadas de LED, que são mais econômicas do que as incandescentes e fluorescentes. Evitar acender lâmpadas durante o dia e aproveitar a luz natural. Pintar paredes e tetos de cores claras, que refletem mais luz.
- Eletrodomésticos: Optar por eletrodomésticos com o Selo Procel A ou tecnologia inverter. Na hora de comprar uma geladeira ou freezer, verificar se tem o Selo Procel de Economia de Energia.
- Chuveiro: Diminuir a frequência de banhos quentes e evitar banhos muito longos. Desligar o chuveiro ao se ensaboar.
- Ferro elétrico: Ligar o ferro elétrico apenas quando houver muita roupa para passar e evitar ligá-lo quando outros aparelhos estiverem ligados.
- Ar-condicionado: Usar o ar-condicionado com moderação e higienizá-lo.
- Energia renovável: Considerar a opção de contratar um serviço de energia solar.
- Tomada: Tirar os eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso, mesmo na função stand-by.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.