O Ceará segue retomando a economia e as atividades comportamentais de forma gradual pela segunda semana consecutiva. Apesar disso, prefeitos possuem autonomia para elaborarem seus próprios decretos, como aconteceu em Forquilha, a 200km de Fortaleza. Neste município, a gestão optou por retornar ao isolamento social rígido.
A medida, tomada nesta terça-feira (20/04), visa combater o alastramento do coronavírus no município. Com isso, a gestão endureceu as medidas. Supermercados, por exemplo, só deverão funcionar das 6h às 22h. Após o ferido desta quarta-feira (21/04), bancos e lotéricas devem permanecer fechados no município.

De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde Municipal, Forquilha registrou dez óbitos por Covid-19 em menos de 15 dias. Ainda de acordo com a pasta municipal, cerca de 60% dos pacientes com sintomas da Covdi-19 testam positivo para a doença. Com a falta de uma hospital municipal, os pacientes acometidos de casos mais graves são direcionados a Sobral, município vizinho.
Até o momento, de acordo com a plataforma Integrasus, o município soma 1.041 casos da Covdi-19. Destes, 56 não resistiram à doença. Ao todo, 916 pessoas apresentaram recuperação.